quarta-feira, 7 de março de 2012

Random.Org e a Aleatoriedade

O que é Random.Org?
é um site que oferece aleatoriedade verdadeira. Os números aleatorios que seu computador gera sao pseudo-aleatorios, criados com uma formula matematica. Cientistas puderam invadir um computador (do governo,algo importante, se nao me engano) que usava essa(s) formula(s) de semi-aleatoriedade em pouco mais de 2 dias (que nao é muito tempo em invasoes hackers).
A verdadeira aleatoriedade, como em jogos de azar (incluindo loteria e cara-ou-coroa) sao fenomenos fisicos (da fisica) e por isso sao aleatorios. Random.org usa algo relacionado ao sons atmosfericos,  para gerar numeros verdadeiramente aleatorios.
A aleatoriedade é ,na verdade, muito interessante.

Random.Org oferece serviços pagos e serviços grátis. Eu, claro, só uso os grátis. Alguns desses (grátis) incluem jogar dados, cara-ou-coroa, colocar itens de uma lista em ordem aleatoria, pegar um número aleatorio entre os que você define, data ou hora aleatorias, etc... sao muitas coisas aleatorias.

Serve principalmente para concursos.

2 comentários:

  1. Gostei da matéria , mas eu entrei no site e nao entendi nada , isso funciona mesmo ?
    Bjs , Beeh

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu faço um pequeno post explicando, agora eu vi que eu nao expliquei como usar

      Excluir